Ano passado encasquetei de que queria passar o Réveillon em um lugar diferente. Coincidiu com a ida de uns amigos para Cartagena. Eu acabei passando os meus 10 dias de férias na Colômbia.
Como é uma época muito cara, tive que fazer muitas combinações de passagens aéreas até chegar em uma combinação de roteiro, datas, cidades e aéreos compatíveis. As distâncias são muito longas para utilizar outro meio de transporte em 10 dias de férias.

Roteiro de 10 dias na Colômbia
San Andrés teve que ficar para uma outra oportunidade. Os preços das passagens estavam inviáveis. Pesquisei a passagens no Kayak e depois de muitas simulações o melhor preço e roteiro que encontrei foi o seguinte:

- publicidade -

26/12/17: Guarulhos – Bogotá

3 noites em Bogotá e 1 em Villa de Leyva

30/12/17: Bogotá – Cartagena

4 noites em Cartagena

03/01/18: Cartagena – Medellín

3 noites em Medellín

Ok, na real foram 11 noites, não sei muito como contar estes dias, tudo depende dos horários de voos e do quanto você consegue aproveitar. No último dia, por exemplo, saí do hotel as 4h da madrugada.

Voos
Compra
Comprei meus voos pela Expedia e todos eram da Avianca. Pelo site da Avianca não conseguia fazer múltiplos trechos e quando tentava comprar separado cada trecho, o total ficava em R$5mil. Pela Expedia custou R$3mil todos já com taxas. Caro, mas não esqueça que era Réveillon. Eu morro de medo de comprar nestes sites de pesquisa (já tive sérios problemas com a Decolar e conheço mais um monte de gente que também teve), mas como a Expedia é conhecida e eu tinha tempo para tentar um plano B, resolvi arriscar. Comprei uns 2 meses antes. Esperei os e-mails de confirmação e e-tickets para então procurar hotéis. Tudo certo, a princípio.

Expedia
Quando faltava um mês para a viagem, eles me enviaram um e-mail pedindo para entrar em contato urgente porque havia um problema no voo da ida, haviam tentado o meu telefone e não tinham conseguido. Tentei ligar no 0800 e nada. Já entrei no site da Avianca e comecei a procurar outros voos para já saber as opções que me ofereceriam e não encontrei nada legal, todos voos diretos de São Paulo esgotados, opções com conexões com pernoite no Rio de Janeiro no dia seguinte. Comecei a me desesperar.

Encontrei um outro número de telefone que funcionou do celular (o 0800 não funcionava para celular, eu acho). Meu voo original sairia dia 26/12 às 18h de Guarulhos, chegando lá às 21h (tem diferença de 3h fuso), eles me ofereceram um voo no mesmo dia às 9h30 da manhã. Direto, de Guarulhos, chegando 12h30 em Bogotá, tudo bonitinho. Ganhei a tarde em Bogotá e adorei! (Foi uma correria voltar do Natal em Porto Alegre dia 25 chegando em Santos às 21h, trocar de mala e pegar um ônibus para Guarulhos às 5h). Aceitei na hora e em 5 minutos no telefone estava tudo resolvido e com o e-ticket novo no e-mail. Não tenho o que reclamar da Expedia.

Avianca
Já a Avianca… Os voos ida e volta do Brasil são longos, entre 5h30 e 6h, mas os aviões são bons e com serviço de bordo do mesmo estilo de voos para Estados Unidos e Europa. Tem entretenimento individual com filmes e séries atuais. Não tive problemas com horários.

Os dois voos internos de Bogotá para Cartagena e Cartagena para Medellín tiveram muitos atrasos e daqueles meio caóticos, vai mudando, fica sem previsão e sem maiores explicações.

Mas tiveram pontos positivos, assim que foi confirmado um atraso longo do voo de Bogotá para Cartagena, a Avianca chamou os passageiros para se apresentar no portão de embarque e distribuiu um voucher que dava direito a um lanche (sanduíche e suco). Peguei o meu no Dunkin’ Donuts. Além disso, por estar viajando sozinha e eles precisarem de uma vaga na classe econômica, adivinha quem ganhou um upgrade para executiva?! Me chamaram no auto-falante e eu já achando que iam me mudar de voo ou algo de gênero, mas era um upgrade. Muito bom!! O avião era dos pequenos, mas a poltrona era ótima e eu dormi feito bebê o voo inteiro! O voo de Cartagena para Medellín atrasou pouco mais de 1h, mas não falaram nada, acabei chegando meio tarde e quase complicou a minha programação, mas consegui resolver.

Câmbio
Eu levei dólares e reais, também saquei e usei o cartão de crédito.

Dinheiro em papel
As cotações, variaram de cidade para cidade e se era no aeroporto, no shopping ou na rua. Os reais consegui trocar por 680 a 790 pesos. Os dólares de 2600 a 2780. Na média, se você tinha pago mais de 3,80 reais os seus dólares não valia a pena. Era mais ou menos a cotação na época.

Saque
O saque eu que fiz foi no penúltimo dia, saquei 250 mil pesos. Na hora cobrou 12 mil pesos e saiu do meu cartão de crédito. Acabou cobrando mais 22 reais pela transação e mais os 6,38% de IOF. No final com a cotação do dólar a 3,35 do cartão, ficou em 716 pesos por real. Não é tão ruim, no geral consegui cotações melhores para cada real que levei. Porém se tivesse sacado um valor maior, as taxas de 12 mil pesos e 22 reais diluiriam. Acho que é uma boa opção. Não precisa carregar dinheiro do Brasil para lá.

Cartão de Crédito
As compras no cartão de crédito que acabaram sendo uma boa opção, por não ter esta taxa por operação, é “só” o IOF mesmo. A conversão de pesos colombianos para dólar somando o IOF estava dando entre 2700 e 2800. O dólar do cartão fechou a 3,35 reais, menos do que eu havia pago no dinheiro em papel que eu havia levado. Então o melhor era ter pago tudo no cartão mesmo e ter guardado meus dólares carinhos…

Casas de Câmbio
Se quiser alguma sugestão de onde fazer câmbio, vou colocar os lugares e os valores que encontrei (valores de 26/12/17 a 06/01/18):

Bogotá:
Aeroporto dentro do desembarque:
Dólar 2700
Real 700

Aeroporto fora do desembarque:
Dólar 2720
Real 700

Centro Comercial Andino:
Dólar 2770
Real 680

Perto do hotel (Carrera 15 x Calle 82):
Dólar 2780
Não trocava reais

Perto do Museo del Oro (Carrera 7):
Dolar 2780
Real 790

Cartagena:
Hotel Allure Chocolat
Dólar 2600

Cidade Amuralhada (perto da Torre do Relógio):
Dólar 2680

Em Medellín só chegava tarde e saía cedo, acabei só sacando um pouco de dinheiro no final. Não encontrei casas de câmbio abertas.

Veja Também!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × quatro =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.