Anzoátegui, Venezuela — A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, expressou, em reunião com petroleiros neste domingo (25), uma forte oposição à interferência dos Estados Unidos na política venezuelana. O evento ocorreu no estado de Anzoátegui e foi transmitido pela Telesur, emissora estatal do país. “Já basta de ordens de Washington sobre políticos na Venezuela. Que seja a política venezuelana que resolva nossas divergências e nossos conflitos internos. Já basta de potências estrangeiras”, afirmou Rodríguez.
Desde o sequestro do presidente Nicolás Maduro, em 3 de janeiro, pelos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, a Venezuela tem enfrentado um controle externo sobre suas operações de petróleo e outras áreas governamentais. A atuação de Trump foi decisiva ao manter Rodríguez, anteriormente vice-presidente, no cargo presidencial, apesar das tensões e ameaças diretas. “Se ela não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto”, advertiu Trump em uma ocasião, embora em outro momento tenha elogiado a líder venezuelana, convidando-a até para uma visita à Casa Branca.
Rodríguez criticou as consequências duradouras do que chamou de “fascismo e extremismo” em seu país, aludindo às políticas norte-americanas e seu impacto sobre a Venezuela. A presença e as declarações de Rodríguez indicam uma tentativa de solidificar uma postura mais autônoma e resistente às pressões externas, buscando soluções internas para os conflitos políticos do país.
Para acompanhar mais informações sobre a situação na Venezuela e outras notícias, siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.
Créditos das imagens: Agência Brasil.
“Basta de ordens de Washington”, diz presidente interina da Venezuela
Internacional

