O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento de 0,8% em fevereiro de 2025 em relação ao mês anterior, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Esse aumento coloca o setor 16,2% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e 1,0% abaixo do ponto mais alto da série histórica, em outubro de 2024.
Na série sem ajuste sazonal, em comparação com fevereiro de 2024, o volume de serviços avançou 4,2%, marcando a 11ª taxa positiva consecutiva. No acumulado do ano, o setor registrou um crescimento de 2,6%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, em fevereiro de 2025, o crescimento foi de 2,8%.
O destaque do mês foi o setor de informação e comunicação, com um aumento de 1,8%. Outras atividades que também registraram crescimento foram os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), os outros serviços (2,2%) e os prestados às famílias (0,5%).
Além disso, o transporte de passageiros e de cargas tiveram um crescimento de 0,8% e 1,2%, respectivamente, em fevereiro de 2025. Em relação aos serviços turísticos, o índice registrou uma alta de 2,9% no mesmo mês.
Por fim, a IBGE atualizou os métodos de ajustamento sazonal das pesquisas conjunturais, com o objetivo de aprimorar a análise dos dados e proporcionar informações mais precisas ao público. Os detalhes completos sobre essas atualizações podem ser encontrados no site do IBGE.
Esses dados indicam uma recuperação gradual do setor de serviços no Brasil, com diversos segmentos apresentando resultados positivos e um cenário de crescimento para a economia.
Volume de serviços cresce 0,8% em fevereiro