A produção industrial nacional apresentou variação de -0,1% em fevereiro de 2025 em relação a janeiro, considerando o ajuste sazonal. Já em comparação com fevereiro de 2024, houve um crescimento de 1,5%, marcando o nono aumento consecutivo. No acumulado do ano, o crescimento foi de 1,4%, enquanto nos últimos 12 meses atingiu 2,6%.
Na análise por categorias econômicas, duas das quatro grandes categorias e 14 dos 25 ramos industriais registraram redução na produção de janeiro para fevereiro. O setor de produtos farmoquímicos e farmacêuticos foi o destaque negativo, com queda de 12,3%. Em contrapartida, indústrias extrativas (2,7%) e produtos alimentícios (1,7%) foram os principais destaques positivos no período.
Com relação às grandes categorias econômicas, bens de consumo duráveis e bens de consumo semi e não duráveis apresentaram resultados negativos em fevereiro, enquanto bens de capital e bens intermediários registraram avanços. A média móvel trimestral variou -0,1% no trimestre encerrado em fevereiro.
Frente a fevereiro de 2024, a produção industrial cresceu 1,5%, com destaque para veículos automotores, máquinas e equipamentos e produtos químicos. Por outro lado, setores como indústrias extrativas e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis foram os destaques negativos.
No acumulado do primeiro bimestre de 2025, a produção industrial cresceu 1,4%, com veículos automotores e máquinas e equipamentos liderando os avanços. A atualização dos métodos de ajustamento sazonal das pesquisas do IBGE visa melhorar a qualidade dos dados, sem alteração dos valores originais. Para mais informações, acesse o site do IBGE.
Produção industrial varia -0,1% em fevereiro