Na busca por fortalecer as relações comerciais e estimular o desenvolvimento econômico mútuo, representantes de Brasil e Índia reuniram-se no Fórum Econômico Brasil–Índia, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A reunião, que coincidiu com a visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, visa explorar novas oportunidades de mercado e promover investimentos entre as duas nações.
Este encontro de alto nível incluiu a presença de empresários, diplomatas e membros do governo, discutindo 385 novas oportunidades de mercado para produtos brasileiros na Índia. Setores de destaque incluem combustíveis minerais, máquinas, equipamentos de transporte, produtos químicos, e óleos animais e vegetais.
A organização do fórum foi uma colaboração entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Câmara de Comércio Índia–Brasil (CCIB) e a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia (FICCI).
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, ressaltou o enorme potencial para o aumento do comércio bilateral, que atualmente é de R$ 12 bilhões. Segundo ele, isso representa apenas uma fração do que poderia ser explorado, dado o tamanho e a capacidade econômica das duas nações.
Um resultado concreto do fórum foi o anúncio da criação do Conselho Empresarial Brasil–Índia. Esta nova entidade se concentrará em aprofundar o diálogo entre setores empresariais e governamentais e formular estratégias para aprimorar o ambiente de negócios e incrementar o comércio e os investimentos bilaterais.
Márcio Elias Rosa, secretário-executivo do MDIC, apontou a busca por um novo modelo de desenvolvimento que favoreça a economia verde, digital e a inclusão social como caminho para o fortalecimento das relações entre os dois países.
O Fórum também ressaltou a posição de liderança de ambos os países em questões multilaterais, sublinhando a importância de uma cooperação estratégica que promova uma ordem internacional mais justa e sustentável.
Em termos comerciais, a Índia se posicionou como um parceiro significativo, sendo a sexta maior origem das importações brasileiras em 2024, destacando-se principalmente na indústria farmacêutica. Por outro lado, o investimento direto da Índia no Brasil atingiu US$ 2,93 bilhões em 2023, mostrando um envolvimento crescente nas atividades econômicas brasileiras.
Este encontro é um passo vital para ambos os países, à medida que buscam formas de consolidar sua presença no cenário econômico global, trazendo benefícios econômicos substanciais para ambas as partes.
Fórum econômico discute novas parcerias entre Brasil e Índia
Economia