Tragédia na Pecuária: Contaminação em Rações Leva à Morte de Centenas de Cavalos
Mais de 240 cavalos faleceram nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas devido ao consumo de rações contaminadas produzidas pela Nutratta Nutrição Animal. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está investigando a presença de alcalóides pirrolizidínicos nas matérias-primas que compõem os produtos da empresa.
As análises feitas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária constataram que todos os equinos que apresentaram sinais de doença ou morreram tinham consumido as rações questionadas, ao passo que os que não foram alimentados com tais produtos permaneceram saudáveis. A substância detectada, a monocrotalina, derivada de resíduos de plantas do gênero crotalaria, é altamente tóxica e proibida em alimentos para animais.
Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária, enfatizou a gravidade da situação, apontando que mesmo em baixas dosagens, a substância pode causar sérios danos neurológicos e hepáticos. Em resposta, o Mapa suspendeu a fabricação e a venda de rações da Nutratta destinadas a equídeos, extensão posteriormente aplicada a todas as rações da marca. A empresa conseguiu uma autorização judicial para retomar parcialmente a produção, mas o ministério recorreu dessa decisão, citando novos dados técnicos.
Atualmente, o ministério está focado no recolhimento dos lotes contaminados e mantém vigilância para assegurar a execução das medidas preventivas estabelecidas. A Nutratta Nutrição Animal foi multada e enfrenta um processo administrativo. A Agência Brasil aguarda um posicionamento oficial da empresa sobre o incidente.
(Crédito da imagem: ebc.com.br)
Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados
Meio Ambiente