Em uma emocionante disputa pela Copa América Feminina no Equador, o Uruguai conquistou sua primeira vitória no torneio ao derrotar o Peru por 1 a 0. O jogo, que ocorreu na última sexta-feira (18) no Estádio Banco Guayaquil em Quito, foi crucial para as aspirações uruguaias no campeonato. As celestes, com esse triunfo, acumulam agora quatro pontos após três partidas, assumindo temporariamente a segunda posição do Grupo A. A situação do Peru é contrária, mantendo-se sem pontos e sem chances de avançar às semifinais.
Belen Aquino, jogadora do Internacional, foi a grande heroína para o Uruguai ao marcar o único gol do encontro. Aos 18 minutos, após uma assistência de Esperanza Pizarro, Aquino driblou a defesa e acertou um lindo chute por cobertura, inalcançável para a goleira Savannah Madden. A mesma Aquino teve a chance de dobrar o placar aos 22 minutos através de um pênalti, porém, seu tiro acertou o travessão.
Além de Aquino, outras compatriotas fazem parte do cenário do futebol brasileiro, como Fefa Lacoste do Internacional e Ángela Gómez do Bahia. A técnica do Peru, Emily Lima, também tem ligações anteriores com o Brasil, tendo sido treinadora da seleção brasileira entre 2016 e 2017.
O Uruguai desfrutará de uma pausa antes de enfrentar o Chile na quinta-feira (24), também em Quito. O Peru, por outro lado, buscará sua primeira vitória contra a Argentina na próxima segunda-feira (21). Esta partida também será realizada no Estádio Banco Guayaquil, marcando o fim da participação das peruanas nesta edição da Copa América.
Com gol “brasileiro”, Uruguai vence Peru pela Copa América Feminina
Esportes