Reunião entre Ministro da Fazenda do Brasil e Secretário do Tesouro dos EUA é Cancelada Devido a Interferência da Extrema-Direita Americana
A reunião agendada para esta quarta-feira (13) entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi abruptamente cancelada. Segundo comunicado do ministro Haddad, o cancelamento ocorreu devido a movimentações políticas por parte de grupos de extrema-direita próximos à Casa Branca. Esta informação foi divulgada durante uma entrevista concedida à GloboNews nesta segunda-feira (11).
Prevista inicialmente para ocorrer de forma virtual, o encontro tinha como objetivo principal discutir as repercussões das políticas tarifárias implementadas pelo ex-presidente Donald Trump, que afetaram diretamente a exportação de produtos brasileiros. Apesar de um encontro anterior em maio, realizado na Califórnia, essa seria uma continuação das negociações, visando apresentar e reforçar o ponto de vista brasileiro sobre o assunto.
O ministro da Fazenda foi notificado sobre o cancelamento do compromisso por e-mail, um ou dois dias após o anúncio oficial da reunião ter sido feito pelo próprio Scott Bessent à imprensa. Haddad ressalta que a decisão de cancelar não foi baseada em questões econômicas, mas sim em uma “falta de agenda” alegada pelos assessores de Trump, sugerindo uma clara influência política por trás da decisão.
Haddad também comentou sobre a discrepância no tratamento entre o Brasil e outros países ou blocos econômicos como a União Europeia, Japão e Coreia do Sul, que aparentemente tiveram mais sucesso em suas negociações com o governo Trump. Até o momento, uma nova data para o encontro não foi estabelecida, deixando em aberto a continuação das discussões comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
(Créditos da imagem: Agência Brasil/EBC)
Reunião com secretário de Tesouro dos EUA foi cancelada, diz Haddad
Economia