Os órgãos estaduais responsáveis pela administração prisional e socioeducativa têm de 29 de setembro a 17 de outubro para aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL) 2025, conforme edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18).
Para efetivar a adesão ao Enem PPL, os órgãos deverão indicar as unidades prisionais e socioeducativas aptas a receber o exame, assim como o responsável pedagógico por cada instituição, através do Sistema PPL [http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais/], gerenciado pelo Inep.
A inscrição dos candidatos interessados será realizada pelos responsáveis pedagógicos indicados, no período de 6 a 24 de outubro. A participação no Enem PPL é totalmente voluntária e gratuita, oferecendo aos participantes a oportunidade de certificação do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência, com possibilidade de uso desses resultados para acesso ao ensino superior ou em processos seletivos profissionais.
As provas estão agendadas para os dias 16 e 17 de dezembro e ocorrerão dentro das instalações das entidades prisionais e socioeducativas designadas. O exame inclui quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação. É importante destacar que as provas do Enem PPL possuem o mesmo patamar de dificuldade do Enem regular, avaliando o desempenho individual dos participantes no término do ensino médio.
Inscrições no Enem PPL podem ser feitas a partir de 6 de outubro
Educação