Sete em cada dez estudantes de ensino médio no Brasil, usuários da internet, utilizam Inteligência Artificial (IA) para pesquisas escolares, revela pesquisa do Cetic.br.
O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como ChatGPT e Gemini, permeia as práticas de estudo de 70% dos alunos de ensino médio brasileiros que têm acesso à internet, aponta estudo recente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A pesquisa, que contempla a disseminação dessas tecnologias entre estudantes e seu reflexo nas metodologias de ensino adotadas pelas instituições, evidencia, no entanto, um cenário de insuficiente orientação: apenas 32% dos alunos receberam diretrizes escolares sobre como empregar de maneira segura e ética essas avançadas ferramentas.
O levantamento feito pela 15ª edição da pesquisa TIC Educação, conduzido entre agosto do ano passado e março deste ano, também destacou a adoção destas tecnologias nas fases anteriores do ensino: 37% dos alunos do ensino fundamental à média afirmaram usar essas IAs gerativas para buscar informações. A constatação eleva-se para 39% entre os estudantes dos anos finais do fundamental.
Daniela Costa, coordenadora do estudo, sinalizou a importância da nova realidade tecnológica no aprendizado moderno. “Os dados apontam para mudanças significativas na maneira como a informação é acessada e manipulada pelos alunos, requerendo das escolas uma resposta educacional que contemple a correta orientação para o uso consciente e crítico desta tecnologia,” pontuou.
De acordo com o estudo, discussões sobre a implementação de normativas relacionadas ao uso dessas tecnologias nas escolas já estão ocorrendo. Cerca de 68% dos gestores educacionais relataram ter discutido com docentes e outros responsáveis pelo ensino sobre o papel das digitais em sala, e 60% já levantaram o tema com os pais ou responsáveis dos alunos.
A pesquisa TIC Educação, que ouviu 945 gestores e 864 coordenadores de 1.023 escolas públicas e privadas, oferece um panorama detalhado sobre como o ensino vem se adaptando às exigências digitais contemporâneas. Os resultados completos estão disponíveis para consulta no site oficial do levantamento.
O estudo TIC Educação promovido pelo Cetic.br é parte das iniciativas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para integrar e coordenar os serviços da internet no país.
Sete em cada 10 alunos do ensino médio usam IA generativa em pesquisas
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