Bola de Ouro tem novo dono
O prêmio Bola de Ouro de 2025 foi conquistado por Ousmane Dembélé, atacante do Paris Saint-Germain (PSG), em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (22). Dembélé superou Lamine Yamal e Vitinha, que completaram o pódio. Esta conquista marca a oitava vitória da França no prestigioso prêmio, igualando o recorde de Lionel Messi, que possui também oito honrarias, tendo obtido sua última em 2023.
Historicamente, Messi ocupou a posição de destaque ao lado de Cristiano Ronaldo entre 2008 e 2017, uma rivalidade que dominou a premiação. Após essa era, Messi continuou a acumular prêmios, recebendo mais três até 2023, enquanto Ronaldo permaneceu com suas cinco troféus. Essa nova vitória posiciona Dembélé entre os grandes do futebol mundial.
Ranking por países
Com esta vitória, a França se iguala à Argentina no ranking de países com mais Bolas de Ouro, acumulando um total de oito títulos. Antes de Dembélé, o último francês a vencer foi Karim Benzema em 2022, quando se destacou pelo Real Madrid. O país já havia sido representado por grandes nomes como Zinedine Zidane, Michel Platini e Raymond Kopa.
A premiação, que teve a inclusão de jogadores não europeus a partir de 1995, revela um Brasil em um jejum significativo desde 2007, ocupando a sexta posição no ranking, com cinco conquistas atribuídas a ícones como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Kaká.
Ranking Atual de Países:
- Argentina e França: 8
- Alemanha, Holanda e Portugal: 7
- Brasil, Inglaterra e Itália: 5
- Espanha: 4
- União Soviética: 3
- Outros países: 1
Como funciona a votação do Ballon d’Or?
A votação da Bola de Ouro, organizada pela revista France Football, envolve um corpo de 100 jornalistas que montam um top-10 a partir de uma lista de 30 jogadores selecionados anualmente. Os votos são classificados, atribuindo diferentes pontuações, e o jogador com a maior pontuação é agraciado com o prêmio. No Brasil, o narrador Cléber Machado é o único representante do país que participa desse processo de votação, devendo manter seus votos em sigilo até a divulgação dos resultados finais.