Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Lança Cartilha do Enem 2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou hoje a edição atualizada da Cartilha do Participante para o Enem 2025. A publicação é essencial para o entendimento dos critérios de correção da redação, apresentando modelos de redações bem-sucedidas do ano anterior.
A prova de redação, que ocorrerá no primeiro dia do exame, 9 de novembro, exige dos candidatos a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Segundo a cartilha, o tema será sempre centrado em questões sociais, científicas, culturais ou políticas, exigindo do estudante uma construção argumentativa sólida e uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Outro ponto de destaque é o rigor na avaliação, que será feita por dois corretores independentes, cada um podendo atribuir até 200 pontos por competência, totalizando uma nota máxima de 1000 pontos. Critérios como fuga do tema, texto insuficiente ou identificação do aluno na folha de resposta resultarão em nota zero.
Informações adicionais sobre as particularidades das provas em cidades paraenses alteradas devido à COP30 foram também destacadas. Em Belém, Ananindeua e Marituba, os exames ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Os estudantes podem acessar a cartilha completa através do portal do INEP para se prepararem adequadamente para o exame, cujas datas de realização nacional estão marcadas para 9 e 16 de novembro. A expectativa é que o material orientativo contribua para um desempenho satisfatório de todos os inscritos.
Cartilha de redação do Enem 2025 está disponível para consulta
Educação