Na noite desta segunda-feira (27), o livro “O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”, de Ruy Castro, conquistou a categoria Livro do Ano no Prêmio Jabuti 2025. A cerimônia, que teve lugar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, destacou-se por premiar obras em 23 categorias nas áreas de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Além da honraria, Castro recebeu um prêmio de R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres do próximo ano, durante o Ano da Cultura Brasil–Reino Unido.
Ruy Castro, eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2022, possui um histórico de premiações como o Machado de Assis e, já em 2023, com o Jabuti pelo romance “Os Perigos do Imperador: Um Romance do Segundo Reinado”. O escritor, nascido em 1948 em Caratinga (MG), é conhecido por suas biografias de figuras icônicas e reconstituições históricas, incluindo Nelson Rodrigues e a Bossa Nova.
A obra “O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim” também inspirou um seriado na Rádio MEC, lançado em agosto de 2025. A série, conduzida pelo próprio Castro, abrangeu a trajetória e a influência musical de Tom Jobim.
O Prêmio Jabuti 2025 destacou-se pela diversidade de categorias e premiações. Os demais vencedores, nas variadas categorias, receberam a estatueta dourada do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil cada. Um total de 4.530 obras foram inscritas nesta 67ª edição do prêmio, com a curadoria e julgamento realizados por mais de 60 jurados.
No segmento de homenagens, Ana Maria Machado foi destacada como a Personalidade Literária da edição, uma escolha que reconhece sua contribuição significativa à literatura nacional e internacional.
(Imagem de Ana Maria Machado por Assessoria de Comunicação – Secretaria de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) – Prefeitura do Rio).
Ruy Castro vence prêmio principal do Jabuti com textos sobre Tom Jobim
Educação

