Os estudantes que se preparam para as provas de ciências da natureza e matemática do Enem 2025, marcadas para o próximo domingo, 16, têm à disposição uma ferramenta valiosa: o aplicativo MEC Enem – Simuladão do Enem. Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o app é projetado para ajudar na revisão dos conteúdos essenciais para o exame.
Disponível tanto na Apple Store quanto na Google Play, o Simuladão do Enem oferece uma plataforma acessível também via internet. Para utilizar, os candidatos devem realizar o cadastro usando o CPF através da plataforma Gov.Br.
Uma vez cadastrado, o aluno tem acesso a uma variedade de materiais de estudo, incluindo vídeos e apostilas. A ferramenta possui funcionalidades que incluem trilhas de estudo organizadas por complexidade, simulados completos com questões anteriores do Enem, e opções de simulados por áreas do conhecimento. Além disso, os estudantes podem contar com um assistente virtual baseado em inteligência artificial para criar planos de estudos personalizados e um serviço de tira-dúvidas.
Os resultados e progressos dos usuários são registrados em um perfil privado, com a possibilidade de compartilhamento no âmbito das redes sociais.
As provas do segundo dia do Enem 2025 estão programadas para iniciar às 13h30 e se encerrarão às 18h30, com os portões abrindo ao meio-dia e fechando às 13h, horário de Brasília. Vale ressaltar que os estudantes que foram impedidos de fazer o exame no primeiro dia devido a contratempos logísticos ou de saúde, terão a chance de participar de uma reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro. O período de solicitação para a reaplicação é de 17 a 21 de novembro até as 12h, através da Página do Participante no site do Inep.
Em decorrência da COP30, os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba terão as datas de aplicação do Enem 2025 ajustadas para 30 de novembro e 7 de dezembro, respectivamente, para o primeiro e segundo dias de prova.
Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC para domingo
Educação

