A lendária atriz francesa Brigitte Bardot faleceu aos 91 anos neste domingo (28), em um hospital no sul da França. A icônica figura do cinema e ativista dos direitos dos animais já vinha enfrentando problemas de saúde há meses.
Brigitte Bardot, nascida em 1934 em Paris, começou sua carreira como modelo aos 15 anos, rapidamente capturando a atenção do mundo do cinema. Sua estreia nas telas foi em 1952 no filme “Le Trou Normand”. Bardot não só brilhou em filmes, mas também deixou sua marca como cantora e ativista dedicada à proteção animal.
Em sua carreira cinematográfica, Bardot estrelou em obras memoráveis como “E Deus Criou a Mulher” (1956), que a catapultou ao estrelato global, tornando-se um símbolo sexual influente. Dentre seus trabalhos notáveis está também “O Desprezo” (1963), de Jean-Luc Godard, atuando ao lado de grandes nomes como Anthony Perkins e Marcello Mastroianni.
Ao largo de suas contribuições artísticas, Brigitte foi uma defensora fervorosa dos direitos dos animais, tendo fundado a Fundação Brigitte Bardot. No entanto, seus últimos anos foram marcados por controvérsias, incluindo acusações de declarações racistas, pelo que foi multada em 20 mil euros em 2021.
A atriz deixa um legado complexo e multifacetado, sendo lembrada tanto por seus papéis revolucionários no cinema quanto por sua paixão ardente pela causa animal. -(Fontes: EBC)
Morre a atriz Brigitte Bardot, musa do cinema francês
Internacional

