Projeto Astrominas abre inscrições para meninas interessadas em ciência e astronomia
Estão abertas as inscrições para o projeto Astrominas, iniciativa do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). O projeto tem como objetivo proporcionar formação básica em ciência e astronomia a meninas de 14 a 17 anos de todo o Brasil que estejam matriculadas em escolas públicas ou privadas.
As atividades do Astrominas serão realizadas online, envolvendo tutoria de pesquisadoras graduadas, mestras, doutoras e pós-doutoras, predominantemente ligadas à USP e também de outras universidades. Inicialmente, serão oferecidas 400 vagas, com possibilidade de expansão conforme o aumento de voluntárias no projeto.
A coordenadora do projeto, professora Elysandra Cypriano, destaca que além do conteúdo técnico, o Astrominas visa preparar as meninas para os desafios de gênero ainda presentes no ambiente acadêmico. “Devemos preparar estas meninas para que elas saibam qual é a luta e quais direitos devemos conquistar", afirma.
As inscrições estão disponíveis até o dia 8 de junho por meio de um formulário específico. O curso será realizado de 17 de julho a 1º de agosto. Embora as aulas não sejam ao vivo, as participantes devem reservar de três a quatro horas diárias para dedicar-se às atividades propostas. Ao final, as que completarem todos os requisitos do programa receberão um certificado digital emitido pela USP.
Para mais informações e acesso ao formulário de inscrição, consultar o site oficial do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.
Instituto abre inscrições para projeto de astronomia para meninas
Educação