Tensão no Mercado Financeiro em Resposta a Ações do STF e Política Externa dos EUA
Na sexta-feira marcada por instabilidades, o mercado financeiro brasileiro reagiu com forte volatilidade após decisões importantes no cenário político e judicial. O índice Ibovespa fechou em queda de 1,61%, alcançando o menor nível desde abril, em 133.382 pontos, refletindo incertezas geradas pela ação do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, bem como temores de intensificação de retaliações por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A B3, bolsa brasileira, sofreu uma diminuição de 3,94% em julho, mas ainda assim apresenta um crescimento acumulado de 10,89% no ano de 2025. O cenário no mercado de câmbio foi igualmente tumultuado, com o dólar comercial encerrando o dia em R$ 5,587, um aumento de 0,73%. A moeda americana atingiu sua maior cotação desde o mês de junho, a despeito de uma baixa em relação a outras grandes divisas globais.
Essa desvalorização do real tem como um dos fatores o anúncio de Trump na semana passada, que impôs uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras. A medida foi justificada pelo líder americano como uma resposta às práticas comerciais que considera desleais e à perseguição política contra Bolsonaro. Além disso, em uma recente carta, Trump manifestou apoio a Bolsonaro, criticando o tratamento recebido pelo ex-presidente no Brasil. As tensões se escalaram quando Trump também ameaçou impor tarifas adicionais aos produtos dos países membros do Brics.
Fonte: Reuters
Créditos das Imagens: Agência Brasil – EBC (O conteúdo visual não é exibido diretamente neste formato de texto).
Bolsa atinge menor nível em três meses com receio de ofensiva de Trump
Economia