Brasil estreia nos Qualifiers da Billie Jean King Cup em busca de classificação histórica
Ostrava, República Tcheca – A seleção brasileira de tênis feminino já está pronta para a estreia na Billie Jean King Cup, considerada a Copa do Mundo Feminina do esporte. O time, composto por Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi, Luisa Stefani, Luíza Fullana e Ana Candiotto, inicia sua jornada em Ostrava, na República Tcheca, nesta quinta-feira (10), enfrentando as anfitriãs, e na sexta-feira (11), o confronto será contra a Espanha. As partidas, que começarão às 10h, horário de Brasília, são cruciais para a busca brasileira por uma inédita classificação para a fase final do torneio em Shenzhen, China.
Este ano, a Billie Jean King Cup passou por mudanças significativas em seu formato, adotando um sistema semelhante ao da Davis Cup, torneio entre nações no tênis masculino. Dessa maneira, 18 países estão divididos em seis grupos de três equipes cada. Cada face de grupos consiste em três jogos, sendo dois de simples e um de duplas, que é mandatório. Apenas a equipe que liderar cada grupo avançará para as finais, marcadas para novembro.
Segundo Luiz Peniza, técnico da equipe brasileira, o novo formato favorece o jogo de duplas, ponto forte do Brasil com Pigossi e Stefani, medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. "Esse formato é muito bom porque prioriza bastante o jogo de duplas, onde temos uma dupla competitiva e isso dá oportunidade de termos uma equipe mais forte para buscar a classificação para Shenzhen", explicou Peniza.
Laura Pigossi, que recentemente foi finalista de duplas no WTA 250 de Bogotá, e Luisa Stefani, 38ª no ranking mundial de duplas, são peças chave nesta estratégia. Stefani expressou entusiasmo com a competição: "Estou super animada, faz tempo que eu não jogo uma partida que define a classificação na BJKC. O outro formato não favorecia as duplas, então é muito bom ter esse terceiro ponto em jogo."
O Brasil se qualificou para esta etapa dos Qualifiers em novembro do ano passado, com uma vitória sobre a Argentina nos playoffs realizados em São Paulo. As melhores participações do Brasil na história da Billie Jean King Cup foram em 1965 e 1982, quando o país alcançou as quartas de final.
A Billie Jean King Cup homenageia a ex-tenista norte-americana Billie Jean King, líder na luta pela igualdade de premiações para homens e mulheres no tênis. King, aos 81 anos, foi recentemente homenageada com uma estrela na Calçada da Fama, em Los Angeles, evidenciando seu legado duradouro no esporte.
Programação dos Jogos:
- Quinta-feira (10) – 10h: Brasil x República Tcheca
- Sexta-feira (11) – 10h: Brasil x Espanha
Fique atento para acompanhar o desempenho da equipe brasileira nesse importante torneio internacional. Estes jogos definirão se o Brasil avançará para a tão esperada final da Billie Jean King Cup.
Billie Jean King Cup: seleção de tênis estreia quinta nos Qualifiers
Esportes