NotíciasEducaçãoCenso 2024 mostra aumento em matrículas integrais para 23%

Censo 2024 mostra aumento em matrículas integrais para 23%

Censo Escolar de 2024 Revela Aumento em Matrículas de Tempo Integral e Educação Profissional

Brasília – O Censo Escolar de 2024 apontou um significativo aumento nas matrículas em escolas de tempo integral e na educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil. Conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve um crescimento de 4,7 pontos percentuais nas matrículas de tempo integral, passando de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024. Já a educação profissional e tecnológica observou um crescimento de 2,4 vezes em relação ao ano anterior.

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (9) em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a priorização da educação básica pela atual gestão. “Historicamente, a educação superior recebeu mais atenção, mas estamos comprometidos em fortalecer a educação básica em todas as suas etapas e modalidades,” afirmou o ministro.

O censo também mostrou um leve declínio no total de matrículas na educação básica. Em 2023, o número era de 47,3 milhões, enquanto em 2024 registrou-se 47,1 milhões, uma redução de 0,4%. Essa diminuição foi mais pronunciada nas redes públicas, que perderam mais de 380 mil matrículas de um ano para outro.

A maioria dos estudantes da educação básica (49,1%) está em escolas municipais, e 31,7% dos municípios brasileiros possuem até cinco escolas. Apenas 2,1% das cidades têm mais de cem escolas.

Carlos Eduardo Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, enfatizou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo para superar os desafios da educação brasileira. “Os municípios são muitas vezes o elo mais fraco, e a cooperação entre União, estados e municípios é crucial para oferecer condições adequadas para o desenvolvimento educacional,” disse Moreno.

Os dados apresentados são fundamentais para a elaboração de políticas públicas educacionais e contribuem para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A análise desses indicadores permite monitorar a qualidade da educação no país e ajustar estratégias para atender às necessidades de estudantes por todo o território nacional.

Com a continuação do esforço conjunto e foco na educação básica, espera-se que os próximos anos tragam ainda mais melhorias no cenário educacional brasileiro.

[Informações referentes ao Censo Escolar de 2024 são uma cortesia do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).]

Censo 2024: matrículas em tempo integral passam de 18% para 23%

Agência Brasil

Educação

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