Vitória do Botafogo traz à tona disputa acirrada na lateral-direita
O Botafogo conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Juventude por 2 a 0, em um jogo realizado no Estádio Nilton Santos. Com esse resultado, o time de Renato Paiva não apenas garantiu os primeiros três pontos na competição, mas também reacendeu uma questão estratégica importante: a definição do titular na lateral-direita entre Vitinho e Mateo Ponte.
Renato Paiva. Treino do Botafogo, Espaço Lonier. 04 de março de 2025, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva.
Com características distintas, os dois atletas apresentam diferentes contribuições ao elenco. Vitinho, conhecido por sua solidez defensiva, se destaca com números significativos em desarmes e interceptações. Por outro lado, Mateo Ponte apresenta um perfil mais ofensivo, tendo sido o responsável pelo segundo gol na vitória sobre o Juventude, ao entrar no segundo tempo e finalizando uma jogada bem elaborada.
“Nós dois somos bons laterais, com características um pouco diferentes. É uma briga boa para o mister,” declarou Ponte após a partida, ressaltando o respeito mútuo e o espírito coletivo que prevalece no grupo.
Foto: Vitor Silva / Botafogo.
Vitinho chegou ao Botafogo com um status elevado, após uma passagem pelo Burnley, da Inglaterra, e um investimento em torno de R$ 60 milhões. Com uma trajetória no futebol uruguaio, Mateo Ponte se destacou na última edição do Brasileirão, marcando três gols, além de já ter anotado um gol na atual temporada.
Até o momento, Vitinho contabiliza 146 minutos jogados, enquanto Ponte atuou por apenas 34 minutos, mas demonstrou seu valor quando chamado. Renato Paiva elogiou a postura de Ponte, afirmando: “É um exemplo. Não reclamou, não fez cara feia. Quando foi chamado, respondeu. Trabalhou sério e mostrou que está pronto. A disputa ali vai fazer crescer os dois.”
A lateral-direita do Botafogo, que era um ponto frágil do elenco após a saída de Damián Suárez em 2024, agora se configura como uma zona de competitividade intensa. A chegada de Vitinho parecia simplificar a questão, mas o desempenho de Ponte traz à tona uma disputa saudável e técnica.
Com o Campeonato Brasileiro em andamento e a Libertadores se aproximando, Renato Paiva terá várias oportunidades para testar e alternar entre os dois laterais. O próximo compromisso da equipe será na terça-feira, 8 de março, contra o Carabobo, da Venezuela, pela segunda rodada da fase de grupos da competição continental.
Vitinho foi a contratação mais cara de um defensor em 10 anos. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Em Resumo
“Paiva enfrenta um novo desafio na definição da escalação do Botafogo. Com diversas opções e a necessidade de desempenho em alta, o técnico busca acertar a combinação ideal para a equipe, visando bons resultados nas próximas partidas e a satisfação da torcida.”
Paiva tem nova ‘dor de cabeça’ para decidir escalação do Botafogo
Fonte: Futebol BR