Lançamento do Livro “Escolas em Alerta” Busca Reforçar Segurança nas Instituições de Ensino do Brasil
O livro digital “Escolas em Alerta”, uma iniciativa coordenada pela Cosafe, foi apresentado ao público neste mês. A obra é fruto do trabalho conjunto de 33 especialistas de diversas áreas, incluindo advogados, administradores, diretores de escolas, empresários, engenheiros, entre outros, que se debruçaram sobre temas de segurança e gestão de crises em ambientes educacionais. O objetivo principal é fortalecer a cultura de proteção à infância e combater a violência nas escolas brasileiras.
Ana Flavia Bello Rodrigues, diretora executiva da Cosafe e especialista em gestão de incidentes, ressalta a importância de uma abordagem ampla sobre segurança escolar, que vai além da violência urbana. Segundo ela, o ambiente escolar enfrenta desafios diversos como acidentes, uso de drogas, suicídio, automutilação e questões de saúde mental. Ana Flavia observa que muitos problemas vivenciados pelas escolas começam no âmbito familiar e são trazidos para o ambiente escolar, exacerbando situações de violência.
O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2023 também é citado na obra e destaca dados preocupantes: tiroteios ou casos de bala perdida ocorreram em 1,7% das escolas, assédio sexual em 2,3%, e interrupções do calendário letivo por violência em 0,9% delas no ano de 2021. Os números, embora percentualmente pequenos, traduzem experiências marcantes e negativas para estudantes e educadores.
As contribuições do livro “Escolas em Alerta” são direcionadas a educadores, gestores escolares, autoridades e famílias que buscam construir um ambiente de aprendizado seguro, mitigando os riscos e promovendo uma educação que permita aos estudantes se engajar de maneira crítica e cidadã na sociedade. Este é mais um esforço para enfrentar os desafios impostos por um contexto de violência que afeta diretamente o futuro do país.
[Créditos das imagens: Agência Brasil]
Livro digital aborda questões de segurança nas escolas
Educação