Três Rios, RJ — Neste domingo, 61.308 eleitores de Três Rios terão a oportunidade de eleger um novo prefeito e vice-prefeito, em um pleito suplementar crucial para a administração municipal até 31 de dezembro de 2028. A votação acontecerá das 8h às 17h, englobando apenas cidadãos que estavam registrados na cidade até 7 de maio de 2025 e estão em dia com a Justiça Eleitoral.
O pleito ocorre após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em uma sessão no dia 1º de julho deste ano, confirmou a inelegibilidade do anteriormente reeleito Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos). Essa decisão veio após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) indeferir a candidatura de Pereira devido a uma prática de improbidade administrativa identificada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em sua gestão na Câmara Municipal de Três Rios no ano de 2019.
Diante deste cenário, cinco chapas disputam a preferência dos eleitores. Os candidatos são: Anderson Bento de Medeiros, do Partido Renovação Democrática (PRD); Beatriz Retto Bogossian, do Partido Social Democrático (PSD); Jonas Mascarenhas Macedo, pela Coligação Três Rios Não Pode Parar (Podemos/MDB); Jorge Luis de Almeida Junior, pelo Democracia Cristã (DC); e Juarez de Souza Pereira, pela Coligação Três Rios Merece Mais (Solidariedade/Novo).
Importante ressaltar que, no dia da eleição, a legislação eleitoral proíbe práticas como boca de urna, uso de alto-falantes, comícios ou carreatas, assim como a distribuição de material de propaganda política. A manifestação individual silenciosa é permitida, contanto que não haja aglomeração ou vestuário padronizado em grupo.
(Fonte das imagens: Agência Brasil)
Três Rios escolhe neste domingo o novo prefeito e vice-prefeito
Política