Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió
Fernando Collor de Mello, ex-presidente da República e ex-senador, foi preso na madrugada de hoje, sexta-feira (25), em Maceió, enquanto se dirigia para Brasília. Segundo informações divulgadas por sua defesa, o mandado de prisão, expedido pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), foi cumprido às 4h. Collor foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas.
De acordo com declarações de sua defesa, o político estava a caminho da capital federal para se entregar espontaneamente à Justiça. A prisão de Collor decorre de uma decisão de maio de 2023, na qual foi condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relacionados a atos durante sua gestão como dirigente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
As acusações indicam que, entre 2010 e 2014, Collor teria recebido aproximadamente R$ 20 milhões em vantagens indevidas resultantes de contratos da BR Distribuidora, à época uma subsidiária da Petrobras. A decisão do STF, que considerou essas práticas ilícitas, foi mantida em novembro passado, após rejeição dos recursos da defesa, que visavam reformar a condenação.
Na quinta-feira anterior à prisão, 24 de novembro, um segundo recurso foi negado por Moraes, que caracterizou a ação como protelatória, ordenando a prisão imediata do ex-presidente. Uma sessão virtual, planejada para ocorrer hoje das 11h às 23h59, foi convocada pelo STF para referendar a determinação da prisão de Collor, sinalizando a assertividade e seriedade do sistema judiciário em questões de corrupção de alta relevância para o país.
Matéria atualizada às 8h37 de hoje (25).
Crédito da imagem: Agência Brasil.
Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió
Internacional