A final da Copa Libertadores da América de 2025 marcará o encontro épico entre Flamengo e Palmeiras, duas potências do futebol brasileiro, garantindo pela sétima vez uma decisão brasileira no torneio. A partida está agendada para 29 de novembro, em Lima, Peru. Esta definição veio após o Palmeiras assegurar sua vaga com uma expressiva vitória de 4 a 0 sobre a LDU no Allianz Parque.
Historicamente, confrontos entre clubes brasileiros em finais da Libertadores não são novidade. O último embate nacional no torneio ocorreu quando o Botafogo conquistou seu primeiro título continental, vencendo o Atlético-MG por 3 a 1 em Buenos Aires, em 2024. Antes disso, em 2022, o Flamengo tinha levado a melhor sobre o Athletico-PR por 1 a 0 em Guayaquil, Equador.
Em 2021, o próprio Flamengo e Palmeiras se enfrentaram na decisão, resultado em uma vitória do Palmeiras por 2 a 1 após prorrogação, em Montevidéu, reforçando a rivalidade existente entre esses gigantes do futebol brasileiro. Já em 2020, foi a vez do Palmeiras triunfar sobre o Santos com um solitário gol no Maracanã, conquistando o prestigioso troféu.
O primeiro duelo exclusivamente brasileiro na final ocorreu em 2005, com o São Paulo levando a melhor sobre o Athletico-PR. No ano seguinte, o São Paulo buscava repetir o feito, mas foi o Internacional quem acabou celebrando a conquista.
Este embate em novembro não apenas promete ser um espetáculo para os aficionados por futebol, como também estabelece um novo capítulo na rica história do esporte do Brasil em competições sul-americanas. Agora, o mundo volta seus olhos para Lima, onde Flamengo e Palmeiras disputarão não apenas a supremacia regional, mas a chance de inscrever novamente seus nomes na história da #GloriaEterna.
Flamengo e Palmeiras disputam 7ª final brasileira da Libertadores
Esportes

