Ministro Gilmar Mendes Comenta Suspensão de Vistos pelo Governo Trump
Em evento recente em Brasília, o Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou com ironia a decisão do governo estadunidense liderado pelo presidente Donald Trump de cancelar os vistos de entrada nos Estados Unidos para membros da corte brasileira. A fala ocorreu durante o lançamento de seu livro “Jurisdição Constitucional da Liberdade para a Liberdade”.
Durante o lançamento, Mendes destacou os princípios da democracia constitucional, enfatizando que “não há soberanos” nesse sistema, e aproveitou para fazer um comentário leve sobre a situação: “Eu já tive a oportunidade de dizer que poderia estar contando [isso] em Roma, Paris e Lisboa, agora não em Washington”, provocando risos no público.
A decisão dos EUA segue a declaração de Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano, que em resposta a medidas tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes, especialmente relatadas em ações penais sobre atos antidemocráticos no Brasil, revogou os vistos de Moraes, seus familiares e associados na Suprema Corte do Brasil.
Além disso, a aplicação da Lei Magnitsky, que impõe sanções a entidades e indivíduos por violações de direitos humanos, foi anunciada contra Alexandre de Moraes. Este movimento do governo Trump gerou discussões sobre as relações diplomáticas e os padrões de direitos humanos envolvidos entre Brasil e Estados Unidos.
As declarações de Mendes reforçam o posicionamento de apoio contínuo a Moraes, especialmente frente aos desdobramentos políticos e judiciais recentes que envolvem ações durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Créditos da imagem: Agência Brasil
Este material não é final e pode ser atualizado, necessitando de verificações adicionais para precisão e completude dos dados apresentados.
Gilmar Mendes ironiza cancelamento de visto dos EUA
Internacional