Henrique Marques fatura ouro histórico no Mundial de Taekwondo em Wuxi, China
O Brasil celebrou um marco histórico no Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado em Wuxi, China. Nesta segunda-feira, Henrique Marques, nascido em Itaboraí (RJ), conquistou a medalha de ouro na categoria até 80 quilos, tornando-se o primeiro homem brasileiro a alcançar tal feito no evento. O atleta de 21 anos venceu Qizhang Xiang, da China, na final, após uma série de desafios contra adversários de alto calibre.
Em sua trajetória até o pódio, Marques enfrentou e superou o cubano Kelvin Calderón Martinez, o competidor de Burkina Faso, Faysal Sawadogo, o americano CJ Nickolas e Artem Mytarev, um russo que competiu como atleta neutro devido às restrições impostas ao seu país. Este título vem após um período de adversidades pessoais enfrentadas por Henrique, incluindo a perda de seu pai em 2024 e uma complicada cirurgia cardíaca no ano anterior.
Além de Henrique, o Brasil teve outras participações notáveis no campeonato com Júlia Nazário e Raiany Fidelis, que competiram bravamente, mas foram eliminadas na segunda rodada de suas respectivas categorias. Também vale destacar o desempenho de Maria Clara Pacheco, que na última sexta-feira, se consagrou campeã na categoria até 57 kg, eternizando seu nome ao lado de Natália Falavigna, a primeira brasileira a conquistar um ouro mundial no taekwondo, em 2005.
Vale ressaltar que esta terça-feira promete mais emoções com João Victor Souza Diniz e Milena Titoneli, que disputarão o pódio em suas categorias, buscando mais medalhas para o Brasil no cenário mundial do taekwondo.
Imagens fornecidas pelo site da Agência Brasil.
Henrique Marques conquista 2º ouro brasileiro no Mundial de Taekwondo
Esportes

