NotíciasEconomiaHospital da USP terá primeira unidade inteligente do SUS

Hospital da USP terá primeira unidade inteligente do SUS

O Brasil está prestes a receber seu primeiro hospital inteligente totalmente integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), a ser construído no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Esta inovadora iniciativa do Ministério da Saúde promete diminuir os tempos de espera na emergência em 25%, reduzindo o tempo médio de atendimento dos atuais 120 minutos para 90 minutos.

Este importante empreendimento será viabilizado através de um investimento de R$ 1,7 bilhão, financiado em colaboração com o Banco do BRICS, que está na fase final de aprovação da documentação requisitada pelo ministério. A expectativa é que o hospital inteligente inicie suas operações em 2029. Para a implantação da unidade, o governo federal, juntamente com o HC e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, firmou um acordo de cooperação técnica, com o último disponibilizando o terreno necessário para a construção.

- Publicidade -

A nova unidade é parte da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão do SUS, um projeto que visa a modernização da assistência hospitalar no país. A administração do hospital e suas operações estarão a cargo do HC, com suporte financeiro tanto do Ministério da Saúde quanto da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Segundo Alexandre Padilha, destacado em evento de apresentação, “esta é uma oportunidade de incorporar as mais avançadas tecnologias como inteligência artificial, dispositivos médicos inovadores e gestão integrada de dados na rede pública, todos os serviços sendo 100% SUS.”

Além de uma redução significativa no tempo de espera do pronto-socorro, o hospital promete acelerar o acesso a UTIs e reduzir o tempo médio de internação, além de elevar a capacidade de atendimento. Completamente digitalizado, utilizará recursos como inteligência artificial e telemedicina. A estimativa é que essas inovações possam reduzir o tempo de internação na UTI de 48 para 24 horas e na enfermaria de 48 para 36 horas, além de possibilitar uma economia de 10% em custos operacionais.

Planejado para atender anualmente cerca de 180 mil pacientes em situações emergenciais e terapia intensiva, 10 mil em neurologia e neurocirurgia, e realizar 60 mil consultas ambulatoriais em neurologia, o complexo também atenderá aos padrões internacionais de sustentabilidade, assegurando uma construção ecologicamente correta e eficiente no uso de recursos como energia, água e gestão de resíduos.

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

Agência Brasil

Educação

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens

Manoel Almeida Neto é o novo ministro interino da Justiça

Com uma mudança significativa no Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de...

Escolas mirins ampliam datas de desfile na Sapucaí para 2026

Carnaval Mirim do Rio Ganha Mais Dias para Desfiles em 2026 A cidade do Rio...

Delcy Rodríguez agradece a Lula e brasileiros por apoio

Solidariedade Internacional: Venezuela Agradece Apoio Brasileiro após Incidente Diplomático Em um gesto de gratidão, a...

COB revela os cinco atletas homenageados no Hall da Fama 2023

Cinco Lendas do Esporte Brasileiro Entram para o Hall da Fama do Comitê Olímpico...

Teto de Benefícios do INSS Aumenta para R$ 8.475,55 em 2026

A partir de fevereiro de 2026, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social...

Manifesto em SP celebra resistência democrática de 8 de janeiro

São Paulo Celebra a Democracia em Ato Solene na Faculdade de Direito da USP Na...

RJ: Medidas protetivas dominam ações judiciais no fim de ano

Durante o recesso de final de ano, quase metade dos processos registrados pelo Plantão...

Fiocruz indica queda em casos de SRAG a nível nacional em 2026

Fiocruz revela redução nos casos de SRAG em todo o país O mais recente boletim...

Fotógrafos afirmam: humano insubstituível frente à tecnologia

Na comemoração do Dia do Fotógrafo, Joédson Alves, experiente fotógrafo e atual gerente executivo...
- Publicidade -spot_img