As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2023 estão abertas a partir desta segunda-feira, 14 de julho, e vão até às 23h59 do dia 18 de julho, horário de Brasília, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos interessados devem realizar suas inscrições através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e não há custos para inscrição.
O MEC divulgou que, para este semestre, estão disponíveis 44.867 vagas, somando um total de 112.168 oportunidades no ano de 2023. Desde 2001, o Fies tem sido uma ferramenta crucial para facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para estar apto ao financiamento, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde a edição de 2010, alcançado uma média aritmética das notas das cinco provas igual ou superior a 450 pontos, não ter zerado a redação e não ter sido considerado treineiro. Além disso, é necessário que a renda bruta familiar mensal por pessoa não ultrapasse três salários mínimos.
Em uma novidade para este ano, o Fies introduz o “Fies Social”, destinando 50% das vagas a estudantes cadastrados no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Essa modalidade oferece até 100% de financiamento e reserva cotas para minorias, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, fortalecendo as políticas de inclusão social.
Os resultados dos pré-selecionados na chamada única serão divulgados em 29 de julho, com a convocação para comprovação de informações e complementação de inscrição previstas para ocorrer do dia 30 de julho a 1º de agosto. Aqueles que não forem selecionados entrarão automaticamente em uma lista de espera, cuja pré-seleção ocorrerá entre 5 de agosto e 19 de setembro.
O MEC salienta a importância de todos os inscritos acompanharem os prazos e procedimentos estipulados no edital para assegurar a oportunidade de financiamento e a consequente continuidade de seus estudos superiores.
Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre
Educação