Inscrições para Programa de Especialistas do SUS se Encerram Domingo
Até este domingo, 10 de setembro, estão abertas as inscrições para o programa “Agora Tem Especialistas”, destinado a médicos já especializados que desejam atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), conforme anunciado em edital lançado em julho.
O objetivo principal do programa é mitigar as longas esperas por atendimentos especializados no SUS, contribuindo para a melhoria do acesso à saúde em regiões carentes de profissionais qualificados. Para isso, estão sendo oferecidas 635 vagas imediatas e outras 1.143 para cadastro reserva. O Ministério da Saúde ressalta que esta é uma oportunidade única para os médicos aprimorarem suas habilidades e conhecimentos em locais de alta demanda.
“Enfrentar a escassez de especialistas em regiões desassistidas é crucial para garantir que toda a população tenha acesso aos serviços necessários sem a necessidade de deslocamentos extensivos”, informou o Ministério em nota oficial.
O programa se destaca pelos 16 cursos de aprimoramento que incluem atividades práticas em hospitais e policlínicas da rede pública. Estes são oferecidos em parceria com instituições renomadas como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e a rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os médicos inscritos no programa terão uma carga horária de 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial e outras quatro horas para atividades educacionais. Essas últimas incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência, cobrindo especialidades prioritárias como oncologia e ginecologia. Cada curso terá duração de um ano com foco intensivo no desenvolvimento profissional e na melhoria da prestação de serviços no SUS.
Para mais informações sobre o programa e o processo de inscrição, os interessados devem acessar o site da UNA-SUS.
Agora Tem Especialistas: inscrições terminam neste domingo
Educação