A partir de 21 de novembro de 2025, os cidadãos que solicitarem novos benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão apresentar comprovação biométrica, conforme anunciado pelo instituto. Esta medida, que entra em vigor com o uso da Carteira de Identidade Nacional (CIN), tem como objetivo principal a prevenção de fraudes e a garantia de que os benefícios sejam concedidos a quem realmente tem direito.
Este novo requerimento não afetará aqueles que já estão recebendo benefícios do INSS. Para os beneficiários atuais, “não há necessidade de tomar nenhuma medida imediata”, garante o INSS. A atualização para a comprovação biométrica para esses casos será comunicada individualmente e organizada de maneira a não impactar o recebimento dos pagamentos.
Para a implantação dessa nova exigência, o INSS preparou um cronograma específico. Inicialmente, qualquer nova solicitação de benefício a partir de 21 de novembro de 2025 exigirá uma biometria que poderá ser validada através da CIN, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do Título de Eleitor. Posteriormente, a partir de 1º de maio de 2026, será obrigatória a apresentação da CIN para aqueles que não possuírem biometria em nenhum dos documentos mencionados. A partir de 1º de janeiro de 2028, a CIN se tornará o único documento com biometria aceito para todos os requerimentos ao INSS.
Há exceções previstas na regulamentação, isentando certos grupos das obrigações de registro biométrico. Entre eles estão pessoas com mais de 80 anos, indivíduos com dificuldades de locomoção por questões de saúde, habitantes de áreas remotas, migrantes em situação de refúgio e residentes no exterior.
Adicionalmente, até 30 de abril de 2026, alguns benefícios específicos como salário maternidade, benefício por incapacidade temporária e pensão por morte estarão temporariamente isentos da exigência do cadastro biométrico.
Essas mudanças são vistas pelo INSS como um passo crucial para modernizar o sistema, protegendo-o contra fraudes e assegurando que os recursos públicos sejam utilizados apropriadamente. Para mais informações e atualizações sobre os procedimentos e cronogramas relacionados à biometria no INSS, o público pode acessar o site oficial do governo ou entrar em contato direto com as agências do INSS.
INSS: cadastro biométrico será obrigatório para novos benefícios
Economia

