João Fonseca, jovem promessa do tênis brasileiro de apenas 19 anos, é a segunda confirmação para a 12ª edição do Rio Open, o principal torneio da América do Sul, que ocorrerá de 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Atual 43º no ranking mundial, Fonseca se junta a Lorenzo Muzetti, 10º no ranking e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. O jovem, que é o brasileiro mais bem posicionado no top 100 da ATP, marca presença pela quarta vez no saibro do Rio Open.
Desde sua infância, Fonseca tem uma relação especial com o Rio Open, onde compareceu pela primeira vez em 2014, assistindo a jogos de grandes tenistas como Rafael Nadal. Transformando-se de espectador e sparring para competidor, Fonseca viu no Rio Open uma inspiração para seguir sua carreira no tênis. Em 2022, ele serviu como sparring oficial, treinando com nomes como o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Matteo Berretini, e, no ano seguinte, competiu pela primeira vez na chave principal do torneio. Em 2024, conseguiu sua primeira vitória em chaves principais de torneios da ATP durante o Rio Open, chegando às quartas de final. Sua participação mais recente no torneio veio após a conquista de seu primeiro título profissional no ATP 250 em Buenos Aires, embora ele tenha sido eliminado logo em sua estreia.
Esta nova edição do Rio Open marca outro importante capítulo na carreira do tenista, que continua a somar experiências valiosas em sua jornada profissional. A esperada participação de Fonseca no torneio, além de reforçar a conexão do atleta com seu local de origem, promete ser um dos grandes atrativos para o público que acompanha o crescimento constante deste jovem talento no cenário do tênis mundial.
João Fonseca confirma participação no Rio Open de 2026
Esportes