Em uma cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu a excelência de estudantes, municípios e escolas da rede pública com o Prêmio MEC da Educação Brasileira nesta segunda-feira (11). O evento destacou 116 projetos inovadores em diversas áreas da educação.
A premiação reconheceu os esforços em áreas fundamentais como inclusão, diversidade, qualidade da educação pública, e performance acadêmica, que abrangem critérios de avaliação desde o Ideb até o desempenho no Enem. Esses projetos foram selecionados por suas contribuições significativas aos objetivos de progresso educacional no país, conforme explicado pelo Ministério da Educação.
Durante a ocasião, o presidente Lula ressaltou a importância do investimento em educação, enfatizando iniciativas como o programa Pé-de-Meia, idealizado para estudantes de baixa renda do ensino médio. Este programa, segundo Lula, serve não só como suporte financeiro, mas também como estímulo para a redução da evasão escolar.
O presidente criticou a falta de recursos anteriores no setor e pontuou que a educação necessita de investimentos consistentes, incluindo a melhoria de infraestrutura e a valorização dos profissionais da área. Além disso, Lula destacou a meta governamental de alfabetizar 80% das crianças até o segundo ano do ensino fundamental até o ano de 2030.
No Prêmio MEC da Educação Brasileira, foram homenageados 54 estudantes por suas notáveis redações no Enem, além de 49 professores, quatro estados, 35 municípios e 20 escolas pelos altos desempenhos em categorias variadas. Os premiados receberam troféus, medalhas, certificados e prêmios financeiros, que deverão ser empregados para promover melhorias na infraestrutura escolar e no reconhecimento do trabalho dos educadores.
Em um momento de agradecimento, Lula disse se sentir como se entregasse o “Oscar da resiliência e da teimosia” para aqueles que persistem pela educação. A entrega do prêmio contou com a presença de figuras importantes como o ministro da Educação, Camilo Santana, além de diversos secretários de educação, estudantes, professores e outros membros do governo.
Com essa iniciativa, o governo reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e com a valorização dos que fazem a diferença na área educacional no Brasil.
Fonte da imagem: Agência Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br)
Evasão escolar é questão de Estado, diz Lula na entrega do Prêmio MEC
Educação