Crescimento da Frota de Motocicletas e Desafios para o Trânsito Seguro no Brasil
Diante do aumento expressivo no número de mortes por quedas, colisões e atropelamentos envolvendo motocicletas, Adrualdo de Lima Catão, Secretário Nacional de Trânsito, reforça a necessidade de políticas públicas que facilitem o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e promovam melhorias no transporte público. Em uma extensa entrevista à Agência Brasil, Catão critica a proposta de aumentar impostos sobre motocicletas para cobrir custos de saúde decorrentes de acidentes, alegando que esta medida penalizaria os mais pobres sem resolver a questão de segurança.
O Brasil observa um crescimento considerável na frota de motocicletas, que deve atingir a marca de 30 milhões de veículos em breve, com destaque para seis estados do Norte e Nordeste onde as motos já compõem mais da metade da frota. Catão aponta que, com a melhoria da renda, muitos brasileiros buscam alternativas mais rápidas e econômicas de transporte devido às insuficiências do sistema de transporte público. Ele menciona dados do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que mostram uma significativa redução na utilização de transportes públicos em várias regiões metropolitanas.
O secretário defende a necessidade de uma infraestrutura urbana que considere a segurança dos motociclistas, incluindo a gestão de velocidades e a utilização de moderadores de tráfego. A proposta do Ministério dos Transportes é desburocratizar o processo de obtenção da CNH, permitindo que os cidadãos se preparem para a prova teórica online e realizem aulas práticas com instrutores autônomos, o que poderia reduzir o custo da habilitação em até 80%, facilitando a formalização de aproximadamente 20 milhões de condutores que atualmente pilotam sem CNH.
Esta medida, além de incluir mais motociclistas no Sistema Nacional de Trânsito, visa melhorar o comportamento no trânsito e reduzir os acidentes. Catão esclarece que a formalização, por si só, ajuda a garantir uma conduta mais responsável e a observância das leis de trânsito.
Adrualdo de Lima Catão também abordou outros temas relacionados à segurança dos motociclistas, incluindo a questão dos mototáxis e a gestão das velocidades nas cidades, destacando a importância de cada município adaptar suas políticas à realidade local. Ele se posiciona contra a ideia de impor um imposto sobre motocicletas, destacando que tal medida não abordaria a raiz dos problemas enfrentados pelos mais pobres.
O crescimento da frota de motocicletas reflete uma tentativa das populações de melhorar sua mobilidade diante das deficiências do transporte coletivo. As políticas em discussão pelo governo federal visam tornar o trânsito mais seguro sem impor ônus adicionais para a camada mais vulnerável da população.
Transporte público melhor pode reduzir mortes em motos, diz Senatran
Economia