"O Agente Secreto" de Kleber Mendonça Filho concorre à Palma de Ouro no prestigiado Festival de Cannes
Paris, França – O cinema brasileiro recebe mais uma vez destaque no cenário internacional com a seleção do filme "O Agente Secreto", dirigido pelo aclamado cineasta Kleber Mendonça Filho, para competir pela Palma de Ouro no 78º Festival de Cannes. O evento, que é um dos festivais de cinema mais renomados globalmente, ocorrerá de 13 a 24 de maio em Cannes, França.
Esta nomeação marca a estreia mundial de "O Agente Secreto", colocando novamente Mendonça Filho sob os holofotes internacionais após suas participações notáveis com "Aquarius" (2016) e "Bacurau" (2019), ambos também concorrentes à Palma de Ouro em suas respectivas edições do festival. "Bacurau", co-dirigido por Juliano Dornelles, inclusive, foi laureado com o Prêmio do Júri em 2019.
O filme estrelado por Wagner Moura, se passa na década de 1970 e narra a história de Marcelo, um professor universitário que se muda de São Paulo para Recife fugindo de perseguições devido a suas atividades subversivas. O suspense usa a cidade de Recife como um pano de fundo enigmático, prometendo uma trama repleta de mistério e intrigas. O elenco conta ainda com grandes nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Udo Kier.
Em uma postagem nas redes sociais, Kleber Mendonça Filho expressou seu entusiasmo: “O Agente Secreto terá sua estreia mundial no Festival de Cannes em Competição. Penso na equipe extraordinária e nas filmagens inesquecíveis que tivemos ano passado. No elenco maravilha e em Wagner Moura, grande ator, astro e pessoa”. O filme tem previsão de estreia no Brasil para o segundo semestre deste ano.
A seleção de "O Agente Secreto" fortalece ainda mais a presença do cinema brasileiro no mapa cultural global, seguindo os passos de outras produções nacionais de sucesso. Além disso, outros filmes destacados no festival incluem "O Esquema Fenício" de Wes Anderson e "Jeunes Mères" dos irmãos Dardenne.
Historicamente, o Brasil já teve êxito em Cannes, com "O Pagador de Promessas” de Anselmo Duarte ganhando a Palma de Ouro em 1962, sendo uma honraria significativa para a indústria cinematográfica nacional.
Espera-se que a participação de "O Agente Secreto" no Festival de Cannes não apenas exiba as habilidades narrativas e cinematográficas de Mendonça Filho, mas também aprofunde o apreço e o reconhecimento pelo cinema brasileiro no panorama internacional.
Filme brasileiro O Agente Secreto concorre à Palma de Ouro em Cannes
Internacional