Operação Jogada Marcada: Seis Presos por Manipulação de Resultados no Futebol
Goiânia, GO – Em uma grande operação deflagrada nesta quarta-feira, seis pessoas foram presas pela Polícia Civil de Goiás, acusadas de fazer parte de uma organização criminosa especializada em manipular resultados de jogos de futebol. A investigação, que começou em 2022, também apontou que um dos suspeitos, ainda foragido, movimentou mais de R$ 11 milhões em atividades ilícitas.
Intitulada "Operação Jogada Marcada", a ação resultou na prisão de figuras notáveis no mundo do futebol, incluindo um árbitro de futebol da Paraíba, um ex-presidente de clube do Ceará, dois aliciadores e dois ex-jogadores, sendo um ainda em atividade e outro já aposentado. Os mandados foram cumpridos em diversos estados, como Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Ceará e Pernambuco.
Conforme detalhou o delegado Eduardo Gomes, titular do Grupo Antirroubo a Banco (GAB), a denúncia partiu do presidente de um clube goiano que teria sido abordado por um intermediário da quadrilha. A investigação contínua revelou a existência de três níveis hierárquicos dentro da organização: financiadores, responsáveis pelo capital para as fraudes; intermediários, que faziam contato com profissionais do futebol para propor atividades ilícitas; e os executores, incluindo jogadores, técnicos e dirigentes.
Um dos casos investigados foi um torneio cearense de 2022, onde uma equipe regional perdeu todos os jogos no período e teve seu presidente, recentemente preso, vinculado a negociações suspeitas. "Conseguimos identificar fases suspeitas durante o torneio. Inclusive, o time acabou sendo excluído do campeonato de forma administrativa", informou o delegado Gomes. Além disso, o presidente teria recebido ao menos R$ 200 mil, distribuídos em parcelas antes e depois dos jogos.
Até o momento, ainda não foram identificados jogos em Goiás com sinais de manipulação, mas a polícia continuará a analisar partidas no estado como parte da investigação.
Créditos das imagens: Agência Brasil
Operação prende suspeitos por manipular jogos de futebol
Esportes