Morte do Papa Francisco é anunciada no Vaticano
O Papa Francisco faleceu às 7h35 da manhã desta segunda-feira (21), no Vaticano, seguido de um breve comunicado do Camerlengo Kevin Farrell. Francisco, líder da Igreja Católica e bispo de Roma, morreu em sua residência, deixando um legado de dedicação religiosa e reformas significativas.
"Esta manhã, às 7h35, voltou à casa do Pai", anunciou Farrell. No domingo, Francisco fez sua última aparição pública durante a celebração da Páscoa na Basílica de São Pedro, deixando uma mensagem de paz em um momento solene para a Igreja e o mundo.
Um papado marcado por desafios de saúde e avanços inclusivos
Desde que assumiu o papado em 2013, o primeiro Papa das Américas enfrentou diversos desafios de saúde. Nos últimos anos, problemas respiratórios e mobilidade reduzida marcaram sua jornada, ainda que continuasse a liderar e participar ativamente dos compromissos papais.
Francisco foi notável por suas iniciativas voltadas à inclusão, paz e meio ambiente. Apelou à cessação de conflitos como os da Ucrânia e de Gaza e foi um dos proponentes de um ímpeto renovado contra as mudanças climáticas. Além disso, tomou medidas progressistas como a nomeação da primeira mulher a chefiar um gabinete-chave no Vaticano e a aprovação de bênçãos para casais do mesmo sexo, sob certas condições.
Uma vida dedicada ao serviço eclesiástico e comunitário
Nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, filho de imigrantes italianos, o Papa escolheu seu pontificado em homenagem a São Francisco de Assis, enfatizando a simplicidade e o compromisso com os desfavorecidos. Ordenado padre em 1969 e feito cardeal em 2001, Francisco foi uma figura-chave na renovação da fé e na articulação de importantes diálogos globais durante seu papado.
Em sua biografia destacam-se também a proclamação de santos, como no caso do milagre atribuído a José Allamano na Amazônia, e iniciativas de preservação ambiental, refletindo suas consistentes preocupações com a justiça social e a ética.
O velório e as cerimônias fúnebres serão anunciados pelo Vaticano em breve, e espera-se que acomodem uma grande quantidade de fiéis e líderes mundiais que virão prestar suas últimas homenagens ao sumo pontífice.
Com informações do Vatican News.
Papa Francisco morre aos 88 anos
Internacional