Mais de 1,08 milhão de candidatos em 750 cidades brasileiras estão se preparando para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) que ocorrerá neste domingo (26). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação tem como objetivo principal estimular a realização de concursos públicos e fomentar o aumento do quadro de professores efetivos nas redes públicas de educação do país.
Para os candidatos que ainda não verificaram o local em que realizarão o exame, é possível acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição através do site do Sistema PND, utilizando o login da plataforma Gov.br. Este documento é crucial, pois além de informar o número de inscrição, data e horários do exame, também indica a concessão de atendimento especializado, como para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes, e o uso do nome social, quando aplicável.
Os inscritos devem estar atentos aos documentos necessários para o acesso aos locais de prova. É obrigatório apresentar um documento de identidade original com foto, que pode ser digital ou físico. Entre os aceitos estão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, passaporte brasileiro e carteiras de identidade emitidas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados. Não serão aceitas cópias autenticadas, fotos de documentos em celulares ou documentos sem foto, como o CPF.
No dia da prova, os candidatos devem levar caneta esferográfica de tinta preta de material transparente, não sendo permitido o uso de canetas de outras cores, lápis ou borrachas durante o exame. Além disso, todos os equipamentos eletrônicos devem ser desligados e colocados em um envelope porta-objetos, que será lacrado e só poderá ser aberto após a saída definitiva do local de prova.
A prova seguirá o horário oficial de Brasília, com os portões abrindo às 12h e fechando às 13h. O início está marcado para as 13h30 com término às 19h, totalizando cinco horas e 30 minutos de duração. São exigidas duas horas de permanência mínima.
A PND é composta por uma parte de formação geral, incluindo 30 questões objetivas e uma discursiva, e uma parte específica com 50 questões de múltipla escolha, abordando conteúdos específicos das 17 áreas de licenciatura listadas.
A realização desta prova anual pelo Inep integra o programa “Mais Professores para o Brasil”, que busca valorizar, qualificar e incentivar a docência na educação básica no país.
PND 2025: saiba o que pode levar para a prova deste domingo
Educação

