Projeto Itinerante Capacita Professores para Inclusão de Alunos com TDAH
Um novo projeto itinerante busca preparar professores e educadores para lidar com a inclusão de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A iniciativa, promovida pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), visa oferecer estratégias eficazes aos educadores, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e compreensivo.
"A dificuldade em sustentar a atenção, juntamente com a impulsividade e hiperatividade, impacta negativamente o desempenho escolar desses alunos," destaca a psicóloga clínica Iane Kestelman, fundadora da ABDA. Estudantes com TDAH frequentemente enfrentam desafios significativos para se engajar nas aulas e para absorver o conteúdo, o que pode resultar em reprovações e evasão escolar se não receberem a atenção e as orientações adequadas.
Iane Kestelman ressalta ainda a carência de suporte para os professores: "Existem dificuldades incríveis em oferecer suporte aos educadores sobre como lidar com esses alunos, não apenas no campo do TDAH, mas em relação a outros transtornos também".
O projeto "TDAH Levado a Sério na Escola" realiza, neste sábado, uma oficina voltada para professores do ensino fundamental nas redes pública e privada, no Rio de Janeiro. A iniciativa é parte de um esforço maior para garantir que a Lei 14.254/2021, que estabelece a inclusão de todos os alunos da pré-escola ao ensino médio em instituições de ensino de todo o Brasil, seja efetivamente cumprida. A capacitação dos educadores é considerada essencial para a implementação dessas ações inclusivas, conforme enfatiza Kestelman, que lamenta a falta de progressos nesse sentido.
Iniciado em dezembro do ano passado em São Paulo, o projeto se expandirá para vários estados brasileiros. O próximo encontro está agendado para o Pará ainda neste mês, seguido de eventos no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Mais informações podem ser acessadas no site oficial da ABDA.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% da população mundial apresenta TDAH. A ABDA enfatiza que todo estudante tem o direito à aprendizagem e à participação no processo educativo. Iane conclui que "nosso objetivo é que as técnicas mais modernas da educação inclusiva e da neuroeducação sejam ensinadas a esses professores", buscando assim um futuro mais inclusivo e igualitário para todos os alunos.
Imagem: Agência Brasil
Fonte: Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA)
Projeto prepara professores para a inclusão de alunos com TDAH
Fonte: Agencia Brasil.
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