Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 podem começar a se preparar para o próximo passo na jornada educacional. Os resultados, disponibilizados na sexta-feira passada, abrem portas para inscrições em programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que começará a receber candidaturas na segunda-feira, 26 de janeiro.
Para este ano, o ProUni promete a maior oferta de sua história, com 594 mil bolsas disponíveis, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Do total, 274.819 são bolsas integrais, cobrindo 100% da mensalidade, e 319.700 são parciais, cobrindo 50%. Os cursos de Administração e Ciências Contábeis aparecem com o maior número de bolsas disponíveis, somando 63.978 e 41.864 respectivamente.
A distribuição das bolsas se concentra majoritariamente em cursos de bacharelado, com 328.175 oportunidades, seguidos por 253.597 em cursos tecnológicos e 12.747 em licenciaturas. Os interessados devem se inscrever entre os dias 26 e 29 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde também é possível consultar as vagas por curso, turno, instituição e local de oferta.
O processo de seleção adota a nota do Enem como critério primário. Para se candidatar, é fundamental ter concluído o ensino médio e participado do Enem nos anos de 2024 ou 2025, além de alcançar no mínimo 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.
O ProUni é acessível para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas privadas. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam disputando cursos de licenciatura, desde que atendam aos pré-requisitos de renda estipulados no edital: renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e até três salários mínimos para as parciais.
O cronograma detalhado do ProUni para o primeiro semestre de 2026 inclui inscrições no final de janeiro, resultados da primeira chamada no dia 3 de fevereiro e da segunda chamada em 2 de março. Haverá ainda uma fase para manifestação de interesse na lista de espera nos dias 25 e 26 de março, com o resultado final disponibilizado no dia 31 de março.
Inscrições no ProUni começam na segunda; confira as vagas disponíveis
Educação

