Recuperação Econômica Marcante no Setor de Alimentação Fora do Lar
Agosto deste ano marcou uma virada significativa para o setor de alimentação fora do lar no Brasil: foi registrado o menor índice de empresas operando no prejuízo desde o começo da pandemia de Covid-19. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), apenas 16% dos estabelecimentos fecharam o mês no vermelho. Em contrapartida, 43% lucraram e 40% mantiveram estabilidade.
Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, destacou a importância deste resultado, observando-o como sinal de adaptação do setor às condições econômicas atuais. “Estamos vendo uma clara recuperação, o que é um alívio para os empresários e um bom sinal para a economia do país,” explicou.
Equilíbrio Financeiro e Crescimento
Em termos de faturamento, agosto também mostrou avanços. Contra 34% dos estabelecimentos que viram uma queda nas receitas em relação a julho, 39% observaram aumento, e 27% estiveram estáveis. Mesmo com a inflação de 5,13% nos últimos 12 meses até julho, 36% dos empresários conseguiram reajustar seus preços acima desse índice, enquanto que 20% fizeram ajustes inferiores e 38% não alteraram os preços.
Redução de Inadimplência
A saúde financeira do setor também viu melhoras na pontualidade de pagamentos. Atualmente, 64% das empresas não têm dívidas pendentes, com destaque para os pagamentos de impostos e empréstimos bancários como os mais afetados nos anos anteriores. A diminuição do desemprego tem desempenhado um papel crucial na recuperação, trazendo maior estabilidade e perspectivas positivas para os empresários do ramo.
Os dados deste levantamento oferecem um panorama esperançoso para o setor de alimentação fora do lar, refletindo uma tendência de melhora contínua que provavelmente se estenderá pelos próximos meses, de acordo com análises da Abrasel.
Setor de alimentação fora do lar mostra recuperação
Economia