Início promissor da vacinação contra VSR em São Paulo protege gestantes e recém-nascidos
No último sábado, o primeiro dia da campanha de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) na capital paulista mostrou um balanço positivo. Segundo informações da prefeitura, 624 gestantes foram vacinadas, iniciando um importante passo para a proteção de bebês contra infecções respiratórias graves.
Com a vacinação disponível a partir das 28 semanas de gestação, o foco é transmitir anticorpos diretamente para os bebês, protegendo-os nos primeiros meses de vida. “A vacina é crucial para evitar formas severas de doenças respiratórias nos recém-nascidos, que são extremamente vulneráveis”, afirmou a coordenadora de Vigilância em Saúde de São Paulo, Mariana Araújo.
Estudos do Ministério da Saúde apontam que o VSR é responsável por aproximadamente 75% dos episódios de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos, o que destaca a importância da imunização.
A partir desta segunda-feira, a campanha de vacinação será estendida a todas as unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade, operando das 7h às 19h. Os detalhes sobre a disponibilidade das vacinas podem ser acompanhados na plataforma De Olho na Fila.
Para receber a vacina, é necessário que a gestante apresente um documento de identificação oficial e um comprovante das 28 semanas de gestação, usualmente fornecido durante o acompanhamento pré-natal.
(Fonte das informações: Prefeitura de São Paulo)
Vacinação contra vírus sincicial imuniza cerca de 600 gestantes em SP
Saúde

