São Paulo intensifica vacinação contra sarampo e febre amarela
São Paulo, SP – A partir da próxima segunda-feira, 12 de janeiro, o Estado de São Paulo dará início a uma ampla campanha de vacinação contra o sarampo e a febre amarela, concentrando esforços inicialmente na capital e áreas de grande circulação. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, visando aumentar a cobertura vacinal e evitar surtos.
Na primeira etapa da campanha, de 12 a 16 de janeiro, as equipes de saúde estarão presentes em estações de metrô, terminais de ônibus e shoppings centers. A partir de 19 até 23 de janeiro, a vacinação se estenderá a taxistas e profissionais do setor de turismo. Um grande esforço será realizado no Dia D, 24 de janeiro, para maximizar o alcance da iniciativa.
Os públicos-alvo são distintos para cada doença. A vacina contra o sarampo é direcionada para adolescentes e adultos que ainda não foram vacinados ou que não completaram o esquema vacinal. Para a febre amarela, o foco são as crianças de 9 a 14 anos e pessoas que frequentam áreas com casos confirmados da doença.
Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, destaca a importância da vacinação contínua. “As vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola estão disponíveis em todas as UBSs para pessoas de 12 meses a 59 anos. Para a febre amarela, recomendamos a imunização da mesma faixa etária, e quem já foi vacinado não precisa de uma nova dose”, enfatiza.
Em 2020, São Paulo registrou dois casos de sarampo por infecção no exterior. O Brasil teve 37 casos confirmados, sem ocorrência de transmissão local. A febre amarela, por sua vez, permanece como uma ameaça devido à transmissão através de mosquitos em áreas silvestres. A vigilância aumenta com o relato de macacos mortos, sendo um sinal de alerta para a transmissão viral.
A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomendam uma única dose para imunização efetiva.
(As informações são da Agência Brasil, fonte usada na imagem).
Vacinação contra sarampo e febre amarela será intensificada em SP
Saúde

