STF relembrará atos golpistas com evento em Brasília
No dia 8 de janeiro, em Brasília, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizará um evento significativo para relembrar os tumultuosos atos golpistas que ocorreram há três anos. O evento, intitulado “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”, visa refletir sobre os acontecimentos envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que, em 2020, invadiram prédios de poderes públicos exigindo intervenção militar.
A programação incluirá a abertura de uma exposição, “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, localizada no Espaço do Servidor do STF. Em seguida, será apresentado o documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução” no Museu do STF. O evento prosseguirá com uma roda de conversa que contará com jornalistas discutindo a importância da data. Concluirá com uma mesa-redonda no salão nobre do Supremo.
O presidente do STF, ministro Edson Fachin, em recente cerimônia, enfatizou que relembrar este dia demonstra um esforço em virar a página da história brasileira, mas sem esquecer a seriedade dos atos ocorridos.
Após os resultados das eleições de 2022, movimentos exigindo um golpe militar se intensificaram, incluindo acampamentos em frente aos quartéis e diversas manifestações que culminaram em atos violentos, como a detonação de uma bomba próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília e a invasão de uma delegacia da Polícia Federal.
O ex-presidente Bolsonaro foi condenado pelo STF, junto a aliados, por tentativa de golpe de Estado entre outros delitos. Bolsonaro, conforme a condenação, tentou coagir líderes militares a apoiar a anulação das eleições devido à sua derrota eleitoral.
Este evento busca não apenas recordar um capítulo sombrio da história brasileira, mas também fortalecer o compromisso contínuo com a democracia.
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Internacional

