Surto de Sarampo em Campos Lindos, Tocantins deixa autoridades em alerta
Campos Lindos, uma pequena cidade de aproximadamente 8,7 mil habitantes localizada a 500 km de Palmas, capital do Tocantins, está enfrentando um surto de sarampo. Nove casos já foram confirmados e outros dois estão sob investigação do Ministério da Saúde. As infecções foram identificadas em uma comunidade de cerca de 400 residentes que, tradicionalmente, não seguem o calendário vacinal regularmente.
Os casos foram confirmados após exames realizados pelo laboratório de referência do Estado e validados pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Os registros ganham contornos preocupantes com o histórico de viagens recentes à Bolívia de alguns infectados, país que atualmente enfrenta um surto da doença.
Desde a última segunda-feira, técnicos do Ministério da Saúde estão no município organizando ações de bloqueio para conter o avanço do vírus. Até o momento, cerca de 660 pessoas estão sob acompanhamento, com visitas a mais de 280 domicílios e aplicação de 644 doses da vacina tríplice viral, que previne o sarampo, caxumba e rubéola.
Este ano, o Brasil já acumulou 14 casos de sarampo. A doença também foi registrada em outros estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. No contexto das Américas, o cenário é ainda mais alarmante com 7.132 casos confirmados, destacando-se os surtos nos Estados Unidos e México.
Em razão do surto, ações de intensificação vacinal estão sendo implementadas, especialmente em áreas próximas à fronteira com a Bolívia. O esquema vacinal recomendado inclui duas doses da vacina tríplice viral para indivíduos até 29 anos e uma dose para adultos entre 30 e 59 anos. Com uma cobertura vacinal ideal acima de 95%, o Brasil busca melhorar os índices atuais que são de 91,74% para a primeira dose e apenas 72,74% para o esquema completo nacionalmente.
O sarampo é altamente contagioso e pode causar complicações graves, principalmente em crianças pequenas. Entre os sintomas estão febre alta, tosse, coriza e manchas vermelhas pelo corpo.
O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação como medida essencial para prevenir o avanço da doença e proteger a população. As autoridades continuam monitorando a situação e realizando as intervenções necessárias para garantir a saúde pública.
Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins
Saúde