NotíciasInternacionalTrump ameaça Cuba; Diaz-Canel responde com firmeza

Trump ameaça Cuba; Diaz-Canel responde com firmeza

Tensões diplomáticas se intensificaram este domingo (11) quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortar o fornecimento de petróleo venezuelano a Cuba por meio de sua plataforma de comunicação, Truth Social. Trump alega que, em troca do petróleo, Cuba havia fornecido serviços de segurança a “últimos ditadores venezuelanos”, provocando um ponto de inflexão significativo nas relações internacionais.

Trump declarou: “Cuba viveu muitos anos com uma grande quantidade de petróleo e dinheiro vindos da Venezuela. Em contrapartida, Cuba fornecia ‘serviços de segurança’ para os dos últimos ditadores venezuelanos. Agora isso acabou!”. A Venezuela, anteriormente o maior fornecedor de petróleo para Cuba, parou de enviar o recurso seguindo o sequestro do seu presidente, Nicolás Maduro, no dia 3 de janeiro.

- Publicidade -

O presidente americano também relatou que a maioria dos cubanos que trabalhavam como seguranças pessoais de Maduro foram mortos durante a operação de sequestro, e reiterou o novo suporte militar dos EUA à Venezuela: “A Venezuela agora tem os EUA, a força militar mais poderosa do mundo (de longe!) pra protegê-los.”

A relação entre Cuba e os Estados Unidos, marcada por décadas de embargo e tensões políticas, parece se encaminhar para um novo capítulo de confrontos diplomáticos, conforme sugerido pela resposta do presidente cubano Miguel Diaz-Canel. Desafiador, Diaz-Canel utilizou as redes sociais para expressar a resiliência e soberania de Cuba: “Cuba é uma nação livre, independente e soberana. Ninguém nos dirá o que fazer. Nós não ameaçamos, nos preparamos para defender a Pátria até a última gota de sangue.”

Crítico da política americana, Diaz-Canel apontou que os problemas econômicos de Cuba são consequência das “medidas de asfixia extrema” aplicadas pelos EUA há mais de seis décadas, e desafiou a moral americana em criticar Cuba, acusando-os de mercantilizar até mesmo vidas humanas.

Os desenvolvimentos recentes colocam em perspectiva a complexa teia de relações internacionais na região, com potenciais repercussões tanto no comércio de petróleo quanto na estabilidade política da América Latina.

(Nota: Informações baseadas em declarações públicas dos presidentes Donald Trump e Miguel Diaz-Canel referentes à política externa e situação geopolítica atual.)

Trump faz ameaças a Cuba e presidente Miguel Diaz-Canel reage

Agência Brasil

Internacional

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens

Copinha avança para o mata-mata com 16 jogos nesta segunda

A fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior chegou ao fim...

Manoel Almeida Neto é o novo ministro interino da Justiça

Com uma mudança significativa no Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de...

Reutilização de material escolar é tendência na volta às aulas

Ao se aproximar o início do ano letivo de 2026, uma pesquisa revela uma...

Escolas mirins ampliam datas de desfile na Sapucaí para 2026

Carnaval Mirim do Rio Ganha Mais Dias para Desfiles em 2026 A cidade do Rio...

Anvisa amplia foco em inovação nacional e agiliza análises

Brasília, 09 de janeiro de 2026 – Em um momento decisivo para a inovação...

Calendário INSS 2026: Veja datas de pagamento dos benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou as datas de pagamento para...

Delcy Rodríguez agradece a Lula e brasileiros por apoio

Solidariedade Internacional: Venezuela Agradece Apoio Brasileiro após Incidente Diplomático Em um gesto de gratidão, a...

COB revela os cinco atletas homenageados no Hall da Fama 2023

Cinco Lendas do Esporte Brasileiro Entram para o Hall da Fama do Comitê Olímpico...

Alckmin prevê vigência de acordo UE-Mercosul para 2026

Acordo Mercosul-UE Será Assinado em Breve, Afirma Alckmin O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira...
- Publicidade -spot_img