Empresas brasileiras planejam aumento na contratação de funcionários para o segundo trimestre de 2025
No cenário de recuperação econômica em 2025, as empresas brasileiras parecem confiantes para aumentar seus quadros de funcionários. Segundo a Pesquisa de Expectativa de Emprego, conduzida pelo ManpowerGroup, 48% das empresas entrevistadas no Brasil têm planos de aumentar o número de colaboradores no segundo trimestre do ano, registrando um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.
A pesquisa que é realizada a cada três meses incluiu opiniões de 1.050 empregadores em diversas regiões do Brasil. No ranking global organizado a partir da Expectativa Líquida de Emprego, que calcula a diferença percentual entre empregadores que esperam aumentar e os que preveem reduzir suas equipes, o Brasil ocupa a 12ª posição. Para o período entre abril e junho, a expectativa média nacional caiu levemente para 26%, uma redução de 1% em relação ao trimestre passado.
A liderança em expectativas de contratação está no setor de Tecnologia da Informação (TI), apresentando um índice de 39%. Tal setor é seguido de perto pelo de Serviços de Comunicação, que mostra uma expectativa de 38%. No entanto, mesmo com o otimismo em contratações, o setor de TI enfrenta desafios significativos na busca por talentos qualificados. Uma outra pesquisa realizada pelo ManpowerGroup em 2025 aponta que 84% dos empregadores do setor de TI relatam dificuldades em preencher vagas.
No cenário estadual, São Paulo e Rio de Janeiro despontam como líderes em intenções de contratação, com taxas de 50% e 34%, respectivamente. Destaque negativo para o Paraná, que viu sua expectativa de contratação cair de 32% para 23%.
Em uma perspectiva internacional, enquanto a média global de contratação é de 40%, a Ásia-Pacífico lidera com 30%, seguida das Américas com 29% e da região da Europa e Oriente Médio com 20%. Países como a Índia, Estados Unidos e México mostram os índices mais altos de intenção de contratação, enquanto Grécia, Romênia e Argentina exibem os menores.
Nilson Pereira, diretor do ManpowerGroup Brasil, comenta sobre o panorama geral: "Iniciamos 2025 com várias incertezas econômicas, mas as empresas estão cada vez mais confiantes para aprimorar as contratações à medida que o mercado se estabiliza". Ele também aponta para o crescente investimento em Inteligência Artificial como um fator que está impulsionando a demanda por profissionais especializados em TI e Dados.
"O setor de TI continua sendo um dos principais motores de contratação e sua importância deve crescer ainda mais com o desenvolvimento contínuo de tecnologias como a Inteligência Artificial Generativa", conclui Pereira.
As empresas brasileiras, assim, parecem se posicionar de forma estratégica para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no horizonte de 2025.
Empresas que pretendem contratar no 2º trimestre somam 48%
Economia