O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, discursará hoje no abertura do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, evento que ocorre na Cidade do Panamá. O presidente brasileiro será o segundo a falar, sucedendo ao anfitrião José Raúl Mulino, presidente do Panamá.
O encontro visa debater importantes temas que concernem ao desenvolvimento regional, tais como infraestrutura, inteligência artificial, comércio, energia, mineração e segurança alimentar. Estes diálogos são essenciais no que tange ao avanço e à integração econômica entre os países da América Latina e do Caribe.
Durante o evento, também está programada uma visita dos chefes de Estado às eclusas do Canal do Panamá, seguida de uma sessão para fotos oficiais. Além disso, no rol de atividades do presidente Lula inclui-se uma série de reuniões bilaterais com outros líderes presentes. Confirmaram presença, além do anfitrião, os presidentes de Equador, Guatemala, Bolívia, Chile e Jamaica.
Um dos pontos altos da agenda bilateral será a assinatura de um acordo entre Brasil e Panamá. Este acordo contempla temas como investimento, expansão comercial e logística, fortalecendo as relações entre os dois países. O Brasil, sendo o 15º maior utilizador do Canal do Panamá, tem um fluxo significativo de comércio através deste ponto estratégico, com sete milhões de toneladas de produtos exportados anualmente.
De acordo com dados recentes, o comércio entre Brasil e Panamá cresceu 78% no último ano, alcançando a cifra de US$ 1,6 bilhão. As exportações brasileiras para o Panamá são predominantemente de petróleo e seus derivados. Vale ressaltar que o Panamá foi o primeiro país da América Central a se associar ao Mercosul, o que reforça a importância estratégica dessa relação.
Lula tem previsão de retorno ao Brasil ainda hoje, enquanto o fórum terá continuidade até o dia seguinte, quinta-feira (29). O evento reúne mais de 2,5 mil participantes, incluindo líderes políticos, empresários e acadêmicos, proporcionando uma plataforma vital para discussões e parcerias futuras.
Lula discursa na abertura do Fórum Econômico da AL e Caribe, no Panamá
Internacional

