Brasil se mobiliza para a 21ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática
Estão abertas as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), até o dia 16 de março, através do site oficial do evento. Embora focada inicialmente em escolas públicas, esta edição também está acessível a estudantes de escolas privadas, que competirão em uma categoria separada.
A competição, que atrai anualmente mais de 18,5 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, é a maior de seu tipo no país. Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Olimpíada conta com suporte financeiro do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Com o objetivo de promover o aprendizado matemático, identificar talentos e contribuir para a inclusão social e a melhoria do ensino, a Obmep desdobra-se em duas fases. A primeira, uma prova objetiva com 20 questões, acontecerá no dia 9 de junho, sendo aplicada pelos próprios estabelecimentos de ensino. Os estudantes que se destacarem passarão para a segunda fase, marcada para 17 de outubro, com uma prova discursiva de seis questões, ajustada ao nível escolar do participante.
Os resultados da primeira etapa serão anunciados em 3 de agosto, e os vencedores finais receberão as medalhas nacionais em 15 de dezembro. Estão previstas a distribuição de 8.450 medalhas nacionais e 20,5 mil medalhas estaduais, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os medalhistas nacionais das escolas públicas serão ainda convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com direito a uma bolsa mensal de R$ 300, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para mais informações e para efetuar inscrições, as escolas devem acessar [link para a página da Obmep].
(Foto: Arquivo Agência Brasil)
Abertas inscrições para 21ª Olimpíada de Matemática
Educação

