Na última sexta-feira (26), foi lançado no Rio de Janeiro o programa Labic Biomas, iniciativa nacional que visa a formação de aproximadamente 4 mil indivíduos em cultura digital. Criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), o programa busca consolidar comunicações locais em diversos biomas brasileiros e capacitar líderes para superar desafios como a desinformação e a exclusão digital.
O projeto Labic Biomas faz parte da Rede de Formação em Cultura Digital – Labic Brasil e desenvolverá atividades nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Segundo Fabiano Piúba, secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do MinC, o programa não só fornece formação técnica, mas também acadêmica, cultural e prática adaptada aos biomas, visando uma integração das políticas de cultura, meio ambiente e mudança do clima.
Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ, enfatiza a importância da formação em cultura digital dentro do contexto dos biomas brasileiros. Através deste programa, busca-se abordar as características culturais de cada bioma, combatendo o negacionismo climático e integrando debates sobre inteligência artificial aos interesses locais.
Para esta fase, serão selecionados 30 coletivos e projetos, que promoverão no próprio território atividades relacionadas à comunicação, memória, cultura popular, inovação cidadã e tecnologias sociais. As ações do Labic Biomas serão realizadas tanto presencialmente como de maneira remota, com foco em cidades menores do país, diferentemente da edição anterior. Dessa maneira, espera-se alcançar uma formação robusta e diversificada.
Formação digital quer preparar líderes comunitários de cada bioma
Educação

