O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados referentes ao comércio varejista no mês de fevereiro de 2025. De acordo com os números apresentados, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,5% em relação ao mês de janeiro, interrompendo uma sequência de meses de estabilidade. O setor de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, Móveis e eletrodomésticos, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, e Outros artigos de uso pessoal e doméstico foram os que apresentaram resultados positivos.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 0,4% em relação a janeiro, com destaque para o crescimento de 2,4% da atividade de Veículos e motos, partes e peças. Já o Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou queda de 6,5%.
Em relação aos resultados comparativos com fevereiro de 2024, cinco dos oito setores do comércio varejista apresentaram crescimento, com destaque para Móveis e eletrodomésticos, que registrou alta de 9,3%. No comércio varejista ampliado, as vendas de Veículos e motos, partes e peças cresceram 10,0%, enquanto o setor de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou queda de 6,5%.
Além disso, as vendas avançaram em 21 das 27 unidades da federação de janeiro para fevereiro, e em 20 unidades em relação a fevereiro de 2024. Destaques positivos foram para Rondônia, Sergipe e Amazonas, enquanto Tocantins, Paraíba e Rio Grande do Norte apresentaram resultados negativos.
Por fim, o IBGE informou que estará atualizando os métodos de ajustamento sazonal das pesquisas conjunturais para garantir a precisão dos dados divulgados, sem alterar as informações originais. As notas técnicas e metodológicas podem ser acessadas no site do instituto, e os resultados serão disponibilizados nas datas de divulgação de cada pesquisa.
Essas informações são fundamentais para compreender o cenário atual do comércio varejista no Brasil e as variações que impactam diferentes setores e regiões do país.
Em fevereiro, vendas no varejo crescem 0,5%